Nossa História

Criada em 2001, a Fundação Cafu, localizada no Jardim Irene, Zona Sul de São Paulo, atua com a proposta de diminuir a exclusão social por meio dos acessos a programas e projetos de educação e de cultura, utilizados como instrumentos de formação de crianças, jovens e adultos.

A instituição nasceu do desejo de Cafu em contribuir para a transformação do bairro onde nasceu o sonho de tornar-se jogador de futebol. A idéia de criar um espaço para oferecer a crianças, adolescentes e jovens de 3 a 18 anos a oportunidade do acesso à educação, à cultura e ao esporte, ganhou força num encontro entre amigos. Na partida comemorativa aos 100 jogos de Cafu pela seleção brasileira, o jogo que arrecadou alimentos para a sociedade Pestalozzi reforçou o desejo de usar a força do esporte a favor de ações de inclusão.

Em novembro de 2002, após a conquista do pentacampeonato, as instalações da Fundação Cafu começam a ganhar forma com a construção de sua sede. Sete meses depois, estabelecem-se as primeiras parcerias com as empresas Artigiano, Dynamic Tecnologia, Ideal Sistemas, Instituto Medial Saúde e Microlins, atuantes no apoio ao desenvolvimento das atividades da instituição desde então.

O inicio das atividades aconteceram em abril de 2004, quando a Fundação Cafu abriu as portas e mostrou à comunidade do Jardim Irene o trabalho que seria desenvolvido para seu crescimento e transformação.

Atualmente, são atendidas 750 crianças, adolescentes e jovens em oficinas culturais, de esporte, lazer e 300 pessoas acima de 16 anos, com cursos profissionalizantes como cabeleireiro, artesanato e caminhada saudável.